Itens filtrados por data: Segunda, 25 Novembro 2019

Como combater a mosca-branca de vez? Esta é dúvida que está presente no dia a dia de agricultores aos produtores de animais do Brasil todo, principalmente dos profissionais envolvidos na cultura da soja. Quando o manejo contra esta praga não é realizado da maneira correta, a produtividade dos grãos sai “voando pelos ares”. “A mosca-branca suga a seiva e expele um líquido açucarado. Esses açúcares acabam caindo na folha do terço médio baixeiro da planta, e isso favorece o aparecimento de fungos oportunistas, do gênero Capnodium, que levam ao surgimento da fumagina”, explica Germison Tomquelski, pesquisador da Fundação Chapadão.

Publicado em Agronegócios

Um movimento da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) para acabar com a chamada Moratória da Soja na Amazônia coloca em risco um mercado de mais de 5 bilhões de dólares por ano do Brasil na Europa, afirmou à Reuters uma dirigente da Fediol, a associação das indústrias de óleos vegetais e farelos da União Europeia.

Publicado em Economia

A Tanzânia busca aumentar suas terras cultivadas com café atraindo novos agricultores das regiões sul do país, à medida que também procura aumentar a produção do grão, de 66 mil toneladas para 100 mil toneladas nos próximos quatro anos.

Publicado em Gerais

A última semana foi de ganhos para os contratos futuros do café, principalmente no dia 20 de novembro, quando romperam resistências devido à perspectiva de agentes que haverá déficit na oferta global, em função da menor safra do Brasil, ainda que esses fundamentos não sejam novos.

Publicado em Economia

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apoiou a assinatura de um memorando de entendimento entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a organização não governamental Climate Bonds Initiative (CBI) para o desenvolvimento do mercado de títulos verdes no setor agropecuário brasileiro.

O documento foi assinado pela ministra Tereza Cristina na última quinta (21), durante evento sobre oportunidades de investimentos na agricultura sustentável, em Nova York. Com este ato, o Mapa busca estimular novas fontes de financiamento do agro, promovendo práticas e tecnologias sustentáveis.

A CNA apoia essa iniciativa e tem trabalhado para aumentar o uso de fontes não tradicionais de financiamento para o setor como os títulos verdes, chamados de green bonds.  

“Existe espaço para diversificação das fontes de crédito para o agro e os títulos verdes se apresentam como uma forma de potencializar a captação de recursos no mercado, principalmente com investidores internacionais e institucionais”, afirmou a assessora técnica do Núcleo Econômico da CNA, Gabriela Coser.

A Confederação é uma das parceiras da Climate Bonds Initiative no Plano de Investimento Verde da Agricultura Brasileira, que será lançado em 2020, e servirá como um guia para apresentar a investidores as oportunidades na agricultura.

“Estamos trabalhando para desenvolver iniciativas com potencial de financiamento, como as práticas sustentáveis já adotadas pelos produtores, mas que ainda não possuem benefício financeiro. A intenção é impulsionar cada vez mais essas práticas. Por isso, estamos atuando para que essas iniciativas atraiam investimentos internacionais e domésticos”, afirmou Grabriela.

Neste ano, a CNA fez várias ações para alavancar a participação dos títulos verdes no mercado de crédito rural. Veja algumas:

Em março, a entidade participou de encontros com a ministra Tereza Cristina para discutir a importâncias desses títulos como mais uma fonte alternativa de financiamento para os produtores e para desenvolver diretrizes políticas nacionais para permitir o acesso de outros países às finanças verdes.

Em abril, a CBI foi parceira da CNA no seminário “Agro em Questão – Energias renováveis: tornando a agropecuária mais sustentável e econômica”. Segundo Gabriela Coser, o agro tem papel fundamental no aumento da inovação, geração e utilização de energias renováveis, como biogás, solar e eólica.

“Os títulos verdes são uma oportunidade para geração de energia para tornar o setor cada vez mais sustentável e econômico”, disse Coser.

No mês de julho, a CNA apresentou ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, propostas para estimular o financiamento privado no agro e a melhoria do ambiente de negócios no setor.

Publicado em Agronegócios

Depois de 48 horas consecutivas dedicadas à busca de soluções inovadoras para a cafeicultura, o projeto elaborado para facilitar a gestão do custo de produção venceu a maratona tecnológica de inovação na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG).

Publicado em Gerais

Um grupo de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia (Sena) visitou o Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Juazeiro (BA), de 19 a 22 de novembro, para conhecer o modelo brasileiro de educação profissional com foco nas inovações tecnológicas.

Publicado em Gerais

A extinção da Lei Kandir pode ser devastadora para o agronegócio brasileiro, disse o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Mello Alvarenga, na abertura do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) 2019, no Rio. A mudança pode significar a taxação das exportações do setor, que responde por 40% das vendas externas do País, por isso Alvarenga recomendou “cuidado com a reforma tributária”.

Publicado em Agronegócios

Um alerta para os agricultores antes de aplicar os fertilizantes na lavoura. Testes realizados em Mato Grosso mostraram que 31,9% das amostras coletadas desses insumos estão fora das especificações. Com isso, os produtores podem não obter o resultado previsto com a aplicação dos adubos, que representam parte significativa dos custos de produção.

Publicado em Meio Ambiente

O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) ampliou, nesta quinta-feira, em cinco milhões de toneladas, a sua estimativa de produção global no fim da temporada 2019/20, para 2.162 bilhões de toneladas.

Publicado em Agronegócios
Página 1 de 2
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários
Ad Right

Calendário

« Novembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30