Itens filtrados por data: Domingo, 06 Janeiro 2019

Um grupo de pesquisadores da Kew Gardens, publicou a sua seleção das 13 espécies mais espetaculares descobertas em 2018 e afirmraram que, ao todo, foram descobertas 120 novas espécies de plantas neste último ano. Além disso, 44 novos tipos de fungos foram descobertos em 2018.

De acordo com os pesquisadores, foi muito difícil entrar todas esses novos tipos de plantas, sendo que deles só mostrou suas flores depois de chuvas incomuns e intensas e outro vive em árvores em colinas tão íngremes quanto inacessíveis. Foi isso que informou o botânico britânico John Wood, um pesquisador em jardins de Kew e da Universidade de Oxford, que trabalhou por 25 anos com projetos na Bolívia.

Publicado em Gerais

Os pecuaristas devem ficar atentos às causas de estresse nos bovinos. Nesta época do ano, as infestações por parasitas, como as moscas-dos-chifres, são maiores devido às condições climáticas favoráveis – umidade e temperatura alta.

As picadas constantes e doloridas das moscas-dos-chifres provocam irritação no animal, afetando a saúde e o bem-estar. O estresse faz com que o bovino deixe de se alimentar, passando muito tempo tentando se livrar do inseto. As consequências são perda de peso e redução na produção de leite.

Publicado em Gerais

O texto inicial do projeto indicava um volume de 150 litros diários, no entanto, a medida recebeu uma emenda na Câmara reduzindo a quantidade proposta

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na sexta-feira, dia 4, um projeto que estabelece limite de leite adquirido através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A medida, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), indica que o mínimo comprado por dia de cada agricultor familiar será de 35 litros.

Publicado em Agri Familiar

Após, mais de 20 anos de experiência, convivendo com produtores rurais, de todas as explorações agrícolas e pecuárias, em seus mais variados modelos de negócios, intensivo, extensivo, sistemas integrados de produção, de forma independente, em parceria com indústrias, pude observar o que é mais relevante para garantir o desempenho de propriedades rurais, a partir de indicadores e suas métricas que devem estar dentro dos respectivos parâmetros, independentemente da ou das atividades que estejam ou são exploradas no seu empreendimento rural.

Publicado em Agronegócios

Por Coriolano Xavier, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Professor da ESPM.

Em janeiro próximo, de 21 a 23, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) realizará um curso voltado à Comunicação no Agro, dentro de sua programação de cursos de férias. “Ângulos Estratégicos de Comunicação e Outros Serviços de Marketing, no Agro”. Este é o nome do curso, que pretende discutir e refletir com os alunos sobre os principais desafios de comunicação que as cadeias produtivas do setor enfrentarão nos próximos anos.

Publicado em Agronegócios

"A safra brasileira deverá ficar entre 110 e 115 milhões de toneladas", disse o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira ao Notícias Agrícolas nesta sexta-feira (4). Segundo explicou, as áreas mais preocupantes são o Paraná, o Mato Grosso do Sul, além da situação que começa a se agravar no Centro-Oeste e no Matopiba, onde as chuvas se mostram limitadas, mal distribuídas e de baixo volume.

Publicado em Safras
Segunda, 07 Janeiro 2019 13:19

Melancia: Perspectiva 2019

Produtores de melancia esperam rentabilidade positiva para 2019, já que devem diminuir os investimentos em área por mais um ano. Apesar de ainda ser cedo para estimar, os bons resultados de 2018 não devem ser suficientes para incentivar novos plantios, apenas para mantê-los. Contudo, o clima durante a safra pode interferir na margem de melancicultores.

Publicado em Agricultura

De acordo com pesquisas do Cepea, a menor produção de laranjas no cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro) em 2018/19 manteve elevada a demanda por matéria-prima nas indústrias paulistas no correr de 2018 e, consequentemente, os preços da fruta.

A redução da produtividade, porém, pode limitar a rentabilidade do citricultor nesta temporada.

No geral, as cotações de laranja permaneceram elevadas no correr de 2018 tanto no segmento industrial quanto no in natura. A sustentação veio da queda de 30,8% na produção do cinturão citrícola, que deve somar apenas 275,7 milhões de caixas de 40,8 kg, segundo o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura).
Fonte CEPEA

Publicado em Economia

Para discutir os requisitos de definição de alimentos artesanais e a regulamentação do selo ARTE, a Confederação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participou da primeira reunião do grupo de trabalho criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para debater o tema.

Publicado em Economia

Pouco antes da primeira reunião ministerial após a posse do novo governo, o presidente Jair Bolsonaro usou na quinta-feira (03.01) o Twitter para reforçar que sua equipe vai trabalhar para atrair investimentos ao país. A área de infraestrutura está no centro da estratégia. “Rapidamente atrairemos investimentos iniciais em torno de R$ 7 bilhões”, afirmou. A aposta baseia-se principalmente na expectativa de concessões de ferrovias além dos 12 aeroportos e quatro terminais portuários.

Publicado em Economia
Página 1 de 2
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários
Ad Right

Calendário

« Janeiro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31