Itens filtrados por data: Terça, 19 Março 2019

O cultivo do morango é comum em regiões de clima frio em Minas Gerais, como no sul e zona das vertentes. Nos últimos anos, com o apoio da pesquisa, o cultivo do fruto despertou o interesse de produtores rurais do Norte de Minas, uma região caracterizada por seu clima semiárido, com precipitações irregulares e temperaturas altas. Os municípios norte mineiro de Montes Claros e Nova Porteirinha têm se destacado no cultivo do morango sem o uso de defensivos agrícolas, realidade diferente das regiões pioneiras do estado. No entanto, as culturas agrícolas estão passiveis ao ataque de pragas e doenças, e o Norte de Minas Gerais deve ficar atento a essas ocorrências.

Publicado em Gerais

"É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram", escreveu o presidente brasileiro Jair Bolsonaro pouco depois de pousar na capital norte-americana.

Publicado em Gerais

O cafeicultor brasileiro vivencia um cenário de preços que não era registrado há pelo menos cinco anos. Com saca negociada abaixo de R$ 400,00 em diversas localidades e custos cada vez mais altos, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) confirmou ao Notícias Agrícolas que a margem de lucro já está negativa.

Publicado em Gerais
Quarta, 20 Março 2019 10:27

Cientistas decodificam o genoma do tomate

Descoberta pode melhorar o sabor, as propriedades nutritivas e permitir que ele permaneça fresco por mais tempo

Publicado em Gerais
Quarta, 20 Março 2019 10:25

Inovações na produção de tomates

O tomate é uma das olerícolas de maior importância para o País, só fica atrás da batata em termos de consumo. Este fruto do tomateiro pertence à família das solanáceas e, além do alto consumo e dos valores nutricionais, se destaca pela produtividade e rentabilidade. Outro fator que contribui para o alto desempenho do tomate na economia é a grande diversidade de mercados que este produto pode atingir, pois existem variedades para consumo em saladas ou pratos sofisticados e variedades destinadas para a indústria de molhos.

Publicado em Gerais
Quarta, 20 Março 2019 10:23

Tomate: Perspectiva 2019

As estimativas apontam apenas 0,5% de recuo na área total de tomate cultivada em 2018 (safra de inverno 2019 e safra de verão 2019/20), concentrado nas temporadas de inverno, sobretudo na primeira parte, quando se espera área 7% menor, devido aos baixos preços entre junho e setembro de 2018.

Publicado em Gerais

O carnaval limitou a demanda por laranja nos últimos dias. Do lado da oferta, chuvas em São Paulo comprometeram ainda mais a qualidade das frutas (principalmente de variedades tardias), reduzindo o volume disponível no mercado de mesa. Nesta semana (04 a 08/03), a média da pera foi de R$ 44,82/cx de 40,8 kg, na árvore, praticamente estável (-0,8%) frente à anterior.

Publicado em Gerais

“O cultivo do limão não azedou a nossa vida, pelo contrário, adoçou...."

Publicado em Gerais

Durante o período de transição, vacas leiteiras passam por uma fase de balanço energético negativo. Para sobreviver a este período, em que faltam energia e nutrientes, os mecanismos homeorreticos garantem que a lactação seja favorecida; ao mesmo tempo, a homeostase garante a sobrevivência do animal. Porém, com a alta demanda energética, é comum a ocorrência de doenças metabólicas que comprometem o sistema produtivo, reprodutivo e a sanidade do animal.

Publicado em Gerais

A coleta de amostra de leite é muito importante em um sistema produtivo, pois além de determinar o preço do leite - em função das bonificações ou penalizações por qualidade -, fornece informações valiosas para a gestão do rebanho.

Publicado em Gerais
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários
Ad Right

Calendário

« Março 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31