Itens filtrados por data: Terça, 17 Setembro 2019

Antes da crise das queimadas, o governo vinha enfrentando outro fogo cruzado: as críticas sobre o avanço do registro de agrotóxicos. Como parte da estratégia de defesa, o Ministério da Agricultura sustentava que a celeridade do processo, que avançou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ligada ao Ministério da Saúde, permitiria a entrada no mercado de produtos mais modernos e, por isso, menos tóxicos.

Publicado em Gerais

Nota publicada no Agrodrops da última edição da Agroanalysis informa que, do total de 444 usinas sucroalcooleiras no Brasil, 90 estão em recuperação judicial e 29 falidas, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). As 325 usinas restantes operam normalmente.

Publicado em Economia

O mais importante evento na área de nanotecnologia no Brasil, a Nano Trade Show, em São Paulo, também abre espaço para apresentar resultados de pesquisas que se transformaram em produtos para a agricultura. O visitante vai conhecer inovações desenvolvidas na Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília – DF).

Publicado em Gerais
Quarta, 18 Setembro 2019 16:02

Mel brasileiro no topo

O mel está presente no dia a dia dos brasileiros como alimento ou remédio. Teorias dizem que o produto é muito antigo. Os primeiros registros de abelhas datam de 42 milhões de anos. Suméria e Babilônia já conheciam o mel há cerca de 1100 a.C. As abelhas e o mel eram considerados sagrados no antigo Egito e o alimento só era dado a animais sagrados e usado em rituais.

Publicado em Agronegócios

O retorno total do índice Bloomberg Commodity diminuiu em agosto, com 19 dos 23 constituintes registrando perdas, incluindo pecuária e agricultura. A pecuária diminuiu 8,86%, à medida que as crescentes tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China diminuíram a probabilidade de maiores exportações de carne suína dos EUA para a China.

Publicado em Economia

Já estão sendo sentidos os impactos adversos do clima em toda a Europa. O clima extremo, incluindo recentes ondas de calor em muitas partes da União Europeia (UE), já está causando prejuízos econômicos aos agricultores e ao setor agrícola da UE, de acordo com o relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA).

Publicado em Meio Ambiente

A adesão da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) por parte dos produtores, de modo geral tem avançado no Brasil. Apesar disso, a técnica ainda tem grande potencial de crescimento em algumas regiões do País, como é o caso do Nordeste, por exemplo. Segundo dados da Rede ILPF levantados pela Kleffmann Group, mostra que o Brasil conta com aproximadamente 11,5 milhões de hectares com sistemas integrados de produção agropecuária (safra 2015/2016)

Publicado em Agronegócios

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou quatro novas especificações de referência para produtos fitossanitários com uso aprovado para agricultura orgânica. O atendimento às especificações é pré-requisito para que as empresas possam registrar por uma via diferenciada produtos biológicos que serão utilizados para combate de pragas e doenças em diferentes culturas.

Publicado em Meio Ambiente

O Brasil foi oficialmente reconhecido pela Organização Internacional do Cacau (ICCO, na sigla em inglês) como o país exportador de 100% de cacau fino e de aroma. A informação foi divulgada em comunicado pelo Ministério da Agricultura. A inclusão no rol de países certificados no Acordo Internacional do Cacau ocorreu nesta quinta-feira (12/9), durante reunião do Conselho Internacional da ICCO, realizada em Abidjã, na Costa do Marfim.

Publicado em Gerais

Os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAS) têm papel importante na Indicação Geográfica, uma ferramenta de fomento à agropecuária que reconhece um produto de determinada região por suas características únicas.

Publicado em Agronegócios
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários

Calendário

« Setembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30