Itens filtrados por data: Quarta, 15 Maio 2019

Na última safra cinco experimentos foram conduzidos por meio do curso de Agronomia

Publicado em Tecnologia

Adaptação é maior do que se imaginava

Publicado em Gerais

Muitas vezes nos deparamos, no campo, com folhas de cafeeiros danificadas, com uma espécie de raspagem superficial do limbo foliar e ficamos sem saber qual seria a causa desse sintoma. Porém, depois de observar a ocorrência em três lavouras, em diferentes regiões cafeeiras, foi possível associar esta raspagem ao ataque da lagarta aranha.

Na folha do cafeeiro a lagarta aranha (acima) provoca raspaduras no limbo foliar (observar na foto), diferentemente de outras lagartas, que, literalmente, comem as folhas, fazendo buracos nelas. Botelhos-MG, jan/19

Com o nome científico de Phobetron hipparchia, a lagarta aranha, é a forma jovem de uma mariposa da ordem Lepidoptera, família Limacodidae. Ela tem corpo achatado e apresenta extensões como pernas ou braços. Possui pelos que não são venenosos, porém podem causar uma reação alérgica ao toque. Tem falsas pernas curtas, como ventosas. Ela não tem uma coloração predominante, podendo assumir tons mais claros, como amarelados, até mais escuros, como vinho.

A lagarta tem o nome de aranha, pois parece com aquele aracnídeo. Ela ataca folhas de diversas árvores frutíferas, o que inclui o cafeeiro.

A lagarta aranha não tem uma coloração predominante, podendo assumir tons mais claros, como amarelados, até mais escuros, como vinho ( 3 fotos). No final a mariposa, o adulto da lagarta aranha

Por sinal, a planta de café é atacada por diversas lagartas, começando pela do bicho mineiro, que destrói o interior das folhas, formando minas. As que comem as folhas são menos frequentes, sendo as mais comuns a lagarta mede-palmos (Oxidia), a lagarta Eacles e a lagarta fogo. O desequilíbrio, seja por estiagem, seja por uso de defensivos, é uma causa de aumento do ataque de lagartas e seu controle, quando em ataques significativos, pode ser feito com o uso de inseticidas específicos, químicos ou biológicos (Bacillus).

 

 

 

Fonte: Café Point.

Publicado em Gerais

Lygia Pimentel, da Agrifatto, explica que previsão não é definitiva, mas ela acredita em um aumento “tímido”

Publicado em Economia

A informação foi fornecida pela própria empresa, após a alta de 8,36% no Ibovespa

Publicado em Economia

Apostas em inovações tecnológicas que levaram os Países Baixos a serem um potente exportador de alimentos

Publicado em Tecnologia

Encontro de produtores, em Cabo Verde (MG), marca o início dos trabalhos de campo nesta temporada

Publicado em Gerais

Representantes do setor agropecuário que participam de reuniões para a construção o próximo Plano Safra têm escutado de representantes do Ministério da Agricultura que o esforço principal é para aumentar o volume de recursos para pequenos e médios produtores.

Publicado em Economia

Modelo de negócio relativamente novo no Brasil, o agroturismo desponta como atrativo promissor na Chapada Diamantina (BA), conhecida por suas cachoeiras, cânions, morros, grutas, trilhas e biodiversidade natural que atraem turistas nacionais e internacionais.

Publicado em Economia

Entidade destaca preocupação quanto à morosidade tanto na concessão quanto na renovação do licenciamento e da outorga para irrigantes e aquicultores

Publicado em Economia
Página 1 de 2
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários

Calendário

« Maio 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31