Itens filtrados por data: Quarta, 13 Março 2019

Agricultores familiares de 20 estados que cultivam produtos cujos preços caíram terão desconto no pagamento do crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em março. Em nota, o Ministério da Agricultura informa que a portaria 1.067, publicada nesta segunda-feira, dia 11, traz a lista de culturas contempladas pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). A dedução vale para o período de 10 de março a 9 de abril e tem como referência os preços praticados no mercado em fevereiro.

Publicado em Economia

Frutas, legumes e outros produtos hortifrutigranjeiros são os itens com maior representatividade nas compras do PAA

Publicado em Economia

Engenheiros Agrônomos Amélio Dall’Agnol e Fernando Storniolo Adegas

O Glifosato é o herbicida líder na agricultura mundial. Embora muito eficiente e relativamente pouco tóxico a humanos e a animais, seu uso excessivo e indiscriminado permitiu a seleção de plantas invasoras que não mais são controladas pelo produto, tornando este herbicida pouco eficiente na presença dessas populações resistentes.

O glifosato foi o agrotóxico que deu origem ao primeiro produto geneticamente modificado utilizado em larga escala na agricultura mundial e brasileira: a tecnologia RoundUp Ready (RR) incorporada em sementes de soja, milho e algodão.

A Monsanto (hoje Bayer), responsável pelo desenvolvimento do glifosato, preocupada com as potenciais restrições ao seu uso, tem desenvolvido uma nova tecnologia para enfrentar a resistência das plantas daninhas ao produto: a tecnologia Intacta 2 Xtend, a qual, além de resistência ao glifosato e a algumas lagartas, também incorpora resistência ao Dicamba, herbicida desenvolvido há décadas para o controle de invasoras de folhas largas. O Dicamba teve vida curta no Brasil após o lançamento, sendo rapidamente substituído por outros herbicidas, como o glifosato - quando do surgimento deste nos anos 70 - dadas suas vantagens quanto ao maior espectro de controle de invasoras, maior eficiência e menor preço.

O Dicamba está ressurgindo agora, com potencial para controlar as invasoras de folhas largas resistentes ao glifosato, via tecnologia Intacta 2 Xtend. EUA já cultivam mais de 10 milhões de hectares de sementes de soja com a tecnologia Intacta 2 Xtend, apesar de as sementes de cultivares com esta tecnologia serem significativamente mais caras do que as sementes Intacta. Para 2019, a estimativa da Monsanto é de que o país cultivará 22,3 milhões de hectares com essas cultivares ou, cerca de 60% da área total cultivada com soja no país.

Mas tem problema. O Dicamba tem causado prejuízos a produtores americanos que ainda não adotaram a tecnologia, por problemas de deriva, razão pela qual o produto está sendo fortemente questionado pelos produtores prejudicados do Estado do Arkansas. O governo americano já considera restringir o uso do Dicamba, a menos que os inconvenientes apontados sejam solucionados.

A deriva acontece pelo deslocamento do produto para fora da área pulverizada, devido à volatilidade ou ao efeito direto da deriva pelo vento, que acaba espalhando as gotas com o produto para as lavouras vizinhas e causando prejuízos às cultivares que não tem essa resistência. O fenômeno pode ser causado pela inversão térmica, mas segundo a Monsanto, vários fatores podem causar o problema, desde a má compreensão dos riscos por parte de quem está aplicando o herbicida, passando pela utilização de equipamentos inadequados, até a velocidade do vento no momento da pulverização.

A maneira básica de reduzir a deriva de partículas é selecionar os bicos de pulverização que produzam gotas grossas, pois as partículas menores são mais facilmente carregadas pelo vento. Segundo a Monsanto, novas formulações do produto já estão disponíveis com menor potencial de deriva.

A menos que surjam indicativos de que o problema da deriva não tem solução, o Brasil, muito provavelmente, também adotará esta nova ferramenta tecnológica, disponibilizando ao mercado doméstico cultivares comerciais de soja com esta tecnologia, com previsão para lançamento comercial em 2021. A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança já deu aval para a sua produção, após assegurar-se de que a tecnologia é segura para humanos, animais e o ambiente.

A melhor estratégia para evitar o surgimento de invasoras resistentes é realizar o manejo correto do herbicida e monitorar a lavoura para eliminar focos de plantas resistentes.

 

 

Fonte: Agrolink.

Publicado em Gerais

"Sem o genoma, estávamos voando às cegas"

Publicado em Gerais

Projeto envolve sete empresas do cacau e do chocolate, além de entidades do setor

Publicado em Gerais

Material pode ser usado também como embalagem de alimentos

Publicado em Tecnologia

Os principais culpados são os pesticidas e fertilizantes utilizados na agricultura intensiva – mas a urbanização e as mudanças climáticas também contam.

Publicado em Tecnologia

E estão fazendo vaquinha para levar o projeto a um importante congresso de biologia no MIT, nos EUA. Você pode ajudá-los.

Publicado em Tecnologia
  1. Mais vistas
  2. Destaques
  3. Comentários

Calendário

« Março 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31